Capela de Nossa Senhora da Consolação (Capela do Foro)
Também conhecida por capela do Foro, a capela de Nossa Senhora da Consolação foi construída no ano de 1684 e situa-se no sítio do Fôro, na freguesia do Jardim da Serra. Os festejos em sua honra têm lugar no dia 1 de Novembro de cada ano. Numa alusão à grande quantidade de pêros de produção local que apareciam por esta altura à venda, esta festividade chegou em tempos, a ser conhecida por festa do pêro.
A Capela de Nossa Senhora da Consolação foi edificada no ano de 1684 por Mónica Ferreira d’Aguiar, segunda mulher de Gonçalo de Faria Leal, dando cumprimento à vontade de seu marido, falecido a 12 de Abril de 1683. De acordo com este testamento, deveria ser construída, uma ermida, logo após a sua morte com a invocação de Nossa Senhora
A reconstrução da capela
Ainda que em data anterior a 1881, Francisco Pinto Correia tivesse efectuado importantes reparações na capela, em 1950, ela encontrava-se em estado de ruína, pelo que o padre José Porfírio Figueira, pároco da paróquia de Nossa Senhora da Graça, inicia os primeiros esforços com vista à sua reparação e que se traduziram numa angariação, nas zonas circunvizinhas, dos meios financeiros necessários, fase que se haveria de prolongar até Dezembro de 1961.
Em 1960, as obras de recuperação da capela são iniciadas e prolongam-se até 1961. No entanto, verificando-se que as suas paredes devido às características dos materiais utilizados (pedra mole amassada com terra) não ofereciam segurança, foi esta totalmente demolida e no seu local erigida uma outra de maiores dimensões, mantendo como elementos da primitiva capela unicamente as cantarias da porta principal e da cruz da cumeeira.