Igreja Paroquial de São Tiago
Inicialmente instalada na capela de Nossa Senhora da Consolação, situada no sítio do Foro, a sede da paróquia viria depois a ser transferida para o sítio das Corticeiras, onde ficou instalada num armazém para o efeito adaptado, acabando posteriormente por ser transferida para instalações próprias, ainda que provisórias, construídas também no sítio das Corticeiras, em terrenos doados à paróquias.
Contudo, a transferência da sede da paróquia desde a capela de Nossa Senhora da Consolação, onde primitivamente havia ficado, para essa localização, não foi pacífica.
Com efeito, a população integrante da nova paróquia, cedo se dividiria na opinião sobre a localização da sede paroquial, recaindo a opção de uns, aqueles que viviam nas proximidades da capela de Nossa Senhora da Consolação, na transformação desta capela em sede paroquial e outros, residentes em zonas mais
distantes, na construção de um novo templo com uma localização mais central, relativamente ao agregado populacional. Entre os adeptos de uma e outra opção, não faltariam acusações e ódios, tendo até surgido na imprensa acusações de que, a transferência da sede paroquial para as Corticeiras teria subjacente interesses comerciais.
Independentemente das vozes contrárias a igreja foi construída, não com a dignidade e dimensão que a comunidade católica local merecia, mas de acordo com as suas possibilidades financeiras, e consequentemente com um carácter provisório. Com o passar dos anos, acentuou-se a necessidade de construção de um novo templo, que viria a ser inaugurado e consagrado no dia 15 de Novembro de 2009.